Bancários

Sindicato de Maringá e Região

CONTEC
16° MIN 25° MÁX MARINGÁ
Seu Banco:


30/08/2018

NÃ0 à alteração do Estatuto da Cassi

 

 

 

O Sindicato dos Bancários de Maringá e Região orienta os funcionários do Banco do Brasil, da ativa e aposentados, a votarem NÃO à alteração do Estatuto da Cassi, que trará inúmeros prejuízos a todos os seus associados.

 

Na avaliação dos diretores da entidade, a proposta de mudança do Estatuto institui a cobrança de contribuição por dependente, quebrando a solidariedade ao criar contribuições diferenciadas de acordo com as faixas etárias. Além disso, institui um limitador de 7,5% dos proventos totais de cada associado.

 

Esta proposta diferencia os associados com dependentes e os sem dependentes salariais da ativa ou aposentado. Os sem dependentes continuarão contribuindo com os atuais 4% sobre os proventos totais. Já os com dependentes passarão a contribuir, num primeiro momento, com percentuais entre 4 e 7,5%, porém em poucos anos todos passarão a contribuir com 7,5%.

 

Portanto, quando se foca apenas nas questões econômicas, o banco desvia-se a atenção do verdadeiro risco da proposta, que é a total alteração do estatuto. Esta proposta atende exclusivamente aos seus interesses em detrimento dos interesses dos associados.

 

O Banco do Brasil tem feito vistas grossas ao “direito adquirido” garantido na resolução CGPAR 23. O nosso entendimento sobre esta questão é que o BB é responsável pela saúde de seus funcionários da ativa e aposentados e seus dependentes e pensionistas. Esta garantia faz parte do nosso contrato de trabalho.

 

Além do mais esta proposta que será colocada em votação não garante sustentação para a Cassi por muito tempo por conta da gritante defasagem entre os reajustes salariais e a inflação médica.

 

Alertamos aos associados para que não se deixem enganar com o terrorismo que vem sendo feito, principalmente em relação a eventual intervenção da ANS. Mesmo que isso venha a ocorrer, uma intervenção não será mais maléfica que a alteração estatutária.

 

Por conta disso, quando da votação da proposta de alteração estatutária da CASSI que o banco vai submeter ao corpo social, a orientação do Sindicato é pelo voto “NÃO”

 

O voto “NÃO” fará o BB apresentar uma proposta melhor e que garanta a autossuficiência para a Cassi.

 

Fiquemos atentos!  



COMPARTILHAR:






Travessa Guilherme de Almeida, 36 - 1º andar
Centro - CEP 87013-150 - Maringá/PR

Fone (044) 3227-2955 - Fax (044) 3031-2965

2015 - Sindicato dos Bancários de Maringá e região - Todos os direitos reservados.